Apagar senha de root no Linux


Nesse post descrevo um metodo para resetar a senha de root de um sistema Línux.
Esse método é util no caso de vc não se lembrar da senha de root, mas pode ser usado para acesso não autorizado em sistemas aleios. Lembrando que vc só deve usar esse metodo em ultimo caso, pois ele apaga a antiga senha de root do sistema.
A primeira coisa que vc precisa é um live CD da distro que vc preferir. No meu caso use o Dan Small Línux, uma distro baseada em Debian que tem como principal caracteristicas ter uma imagem de 50 MB e segundo seus desenvolvedores pode rodar em apenas 16 MB de RAM!!!!
De boot pelo live CD, ao carregar o sistema abra um shell e monte a partição do sistema que deseja apagar a senha de root.

#mount – loop /dev/dispositivo_onde_o_sistema_esta_instalado /mnt/

Depois mude as permissões do arquivo /etc/shadow (é nesse arquivo que ficam armazenadas as senha criptografadas do sistema, por defaut as permissões desse arquivos são 000).

#chmod 600 /etc/shadow

Na linha acima vc concedeu ao root permissão de escrita e leitura no arquivo /etc/shadow.

Abra o /etc/shadow com o editor de texto de sua preferência, no meu caso como sou fiel a ideologia Unix, eu vou usar o Vim. Mas vc pode usar o emacs, o gedit, o kate, o BrOffice e etc…

Ao abrir o arquivo vc vai encontrar as linha no seguinte formato:

root:$6$Z7TcyknxOXdrdmP0$T/qg3fZtjiD1YlFTsmvfDyYjK5OvI1cJgZAVusdJZYbozWQHzmJcKQG3rplhF389nmB7AjV02dKcrcrwuD04E0:14649:0:99999:7:::

Em um outro post eu explico detalhadamente como é gerada a senha é o significado de cada campo entre os dois ponto, no momento o importante é só você saber que o valor contido entre os primeiros dois pontos é a senha criptografada. Apage essses valores, salve as alterações feche o arquivo e reinicie o sistema. Não se esqueça de alterar as permissões do /etc/shadow para 000.

#chmod 000 /etc/shadow

Quando sistema for reiniciado, se loge como root, quando pedir a senha de um ENTER. Pronto agora voce acabou de recuperar o root, não se esqueça de auterar a senha com um passwd.

Anúncios

Tags:, , , , , ,

About Alexandre Prates

Sou analista de sistemas, sou aluno do Bacharelado em Ciências da Computação na UFABC. Tenho interesse em finanças e computação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: