Deletando arquivo definitivamente


Segundo informações do NiST (National Institute of Standards and Technology) para você realmente apagar um arquivo de um disco deve escrever por cima dele 30 vezes. Logo se você pensa que apos esvaziar a lixeira ou formatar o disco os dados foram perdidos para sempre voce esta enganado.
A prova de que é possivel recuperar os dados nessas situações foi realiza no post recuperação de arquivos com dd e foremost.
Se voce tem algum arquivo que por motivo voce quer que seja apagado definitivamente é só apaga-lo com o wipe. Esse aplicativo escreve valores aleatorios no espaço que o arquivo que voce quer apagar 30 vezes, logo é praticamente impossivel se recuperar essa informação. Para instala – lo precure os pacotes necessários no sua distro, caso não encontre, vc pode baixar os fontes desconpacta – los. Para install é só executar um ./cofigure, make, make install e pronto.

Para usa-lo é ainda mais simple:

$wipe [opções] arquivo

Anúncios

Tags:, , , , , ,

About Alexandre Prates

Sou analista de sistemas, sou aluno do Bacharelado em Ciências da Computação na UFABC. Tenho interesse em finanças e computação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: